Com o intuito de conhecer a cada vez mais famosa "Aldeia dos Hobbits", seguimos rumo até à Serra da Peneda, mais concretamente a Santo António de Vale de Poldros. O tempo começou ameno, mas chegados ao pequeno povoado, o clima foi piorando. Começamos o percurso mesmo na aldeia, onde ficamos por um momento a apreciar a beleza das casas, que outrora serviram para acolher as pessoas, os brandeiros, que traziam o gado nos meses de verão, regressando às suas povoações a partir de Setembro. Fizemos o trilho por GPS, mas encontramos marcas de trilhos pelo caminho, de pequena e grande rota. Andamos por entre vegetação densa, debaixo de chuva e com uma temperatura abaixo do esperado. Atravessamos e subimos montes, onde não faltaram vacas a pastar e desbravamos caminho, através do denso nevoeiro que apareceu de repente. Foi um percurso fácil de fazer, apesar da distância e do tempo, mas valeu a pena.
Distância: 14 Km
Tipologia: Circular
Duração aproximada: 4H30
Grau de dificuldade: Fácil
Partida e chegada: Santo António de Vale de Poldros
Participantes: Edu, Carla, Serafim ,Paula e Xica
Inicio do trilho em Santo António de Vale de Poldros, junto à "Aldeia dos Hobbits", conhecida assim pela semelhança com a aldeia dos hobbits do filme "O senhor dos anéis".
As brandas, aldeias de montanha, serviam para acolher populações que se mudavam durante os meses de verão, levando consigo o gado e tudo o que precisavam para viver nesses meses, regressando depois ao vale no mês de Setembro.
Totalmente desabitada, algumas casas foram transformadas em segunda habitação ou de férias.
As vaquinhas aproveitando o sol, enquanto ele espreitava...
Vimos alguns cavalos nesta zona,e esta cavalaria levava uma cria
Esta pequena aldeia também transformou algumas casas em casas de férias e de turismo
O tempo começou a mudar drasticamente, começou a chover e o nevoeiro adensou-se.
Um apiário...
Olé!!!